Com o que NÃO presentear os chineses.

Eu já sabia que a maioria deles são um pouco supersticiosos e levam bem a sério alguns assuntos do tipo: idolatrar a cor vermelha, preferir terem bebês nos anos do dragão, macaco, tigre e por aí vai… o que não sabia é que precisamos tomar muito cuidado com presentear um chinês.

Eis que esse assunto surgiu enquanto estávamos tendo aula de mandarim essa semana, perguntei pra nossa professora o que é legal levarmos para a família quando nos convidam para um almoço ou jantar na casa deles – aqui eles têm o costume de sempre levar alguma coisa, ela fez questão de primeiro me dizer o que NUNCA levar ou nunca dar de presente.

Segue a lista:

– Relógio: simboliza a morte;
– Guarda Chuva: separação;
– Espelho: muito frágil, simboliza que o relacionamento entre vocês pode facilmente se ‘quebrar’ porém, se um homem presenteia uma mulher com um espelho e pente em um kit bonito significa que ele a acha linda e quer estar com ela pra sempre, penteando os seus cabelos! Fofo né? Mas lembre-se: só o espelho NUNCA!
– Frutas: somente em pares, exemplo: duas maçãs, quatro laranjas… afinal eles querem fortuna e abundância! Mas existe uma que definitivamente não é bem vinda, a pêra! Que também simboliza separação.

E caso você convide-os para uma refeição em algum restaurante, jamais faça o pedido dos pratos em números ímpares, escolha sempre em pares! Jamais três, cinco, sete pratos diferentes, sempre pares.

Será que isso realmente faz efeito?

Na verdade até acho meio romântico alguns costumes daqui 🙂 Falarei mais em um próximo post!

Beijos beijos; 

Be Colorful! 

6 comentários em “Com o que NÃO presentear os chineses.

Deixe uma resposta