Hora do chá!

Pra falar bem a verdade nunca fui muito fã, mas sempre fui fascinada pelo hábito de beber chá, tão elegante, poético e tranquilo. Finalmente ao me mudar pra China me rendi aos encantos e aderi ao costume que aqui é ainda mais encantador!

Para os chineses essa bebida tem um grande valor histórico e é profundamente ligado à tradição, família e costumes.

Pra começar, assim como tudo na China, eles têm uma cerimônia formal para o ato de beber chá chamada GŌNGFŪ CHÁ ou KUNGFU TEA que significa ‘ fazer o chá com habilidade’.

image

A cerimônia funciona mais o menos assim:

– Primeiro a pessoa que está preparando o chá aquece os copos e o bule ;

– Lava e adiciona o chá;

– Preparação final com a infusão do chá que normalmente demora alguns minutos para atingir o ponto certo, e pronto, só servir os convidados!

Claro que você não vai encontrar essa formalidade em qualquer lugar, existem casas especiais que oferecem esse serviço com toda a pompa merecida e caso você seja convidado para jantar ou almoçar com chineses tradicionais, provavelmente eles lhe oferecerão a bebida da mesma maneira. Mas os costumes não param por aí, senta que lá vem história:

– O chá jamais deve ser servido até encher sua xícara ou esvaziar o bule;

– Se o hóspede beber todo o chá e deixar a xícara vazia significa que ele está satisfeito, dessa forma o anfitrião irá entender que não precisa oferecer mais a bebida;

– Geração mais jovem mostra o seu respeito pela geração mais velha oferecendo uma xícara de chá, cena comum em universidades, reuniões familiares e casamentos;

– Tradicionalmente a noiva e noivo ajoelham-se perante seus pais servindo chá a eles como um registro de agradecimento.

São tantos os benefícios da bebida que ao ouvir uns três você já se convence e passa a se tornar fã de carteirinha! Selecionei alguns chás mais comuns e seus benefícios pra contar pra vocês.

image

-Chá verde- considerado a bebida nacional da China, dissipa os efeitos do álcool, alivia o calor, refresca e ajuda na limpeza da pele;

-Chá preto- ajuda no fortalecimento dos ossos, bom para o coração e estômago;

-Chá escuro ou dark tea- ótimo pra ser tomado pela manhã,  te mantém acordado é refrescante, ajuda na redução de peso e controla a pressão sanguínea;

-Chá branco- funciona no combate à células cancerígenas, reduz o colesterol, melhora a função arterial e contém nutrientes que mantém os dentes fortes e saudáveis -poderoso hein?!

-Chás aromáticos (flores)- meus favoritos! Normalmente são misturados com chá verde ou preto; aliviam a dor de cabeça, auxiliam no combate a febre, gripe, pressão sanguínea, colesterol, inflamações gastrointestinais, ótimos para tratar insônia e complicações causadas pela diabetes.

É tanto assunto que cabe em mais uns três posts! Mas a melhor parte de tudo é ir em busca dos chás! As lojas sempre são muito coloridas e perfumadas, dá pra gastar fácil fácil um dia inteiro fazendo turismo de lojinha em lojinha 🙂

image image image

Se você ainda não é um adepto, a minha dica é: comece pelos chás aromáticos! Na pior das hipóteses se você não gostar vai poder compartilhar a experiência de ter bebido flores 😀 agora só vai faltar montar num unicórnio e ir em busca do tesouro no final do arco íris hahaha.

Beijos beijos!

Be colorful!

6 comentários em “Hora do chá!

    1. E vai ter continuação! Era tanto assunto que vou escrever mais um post 🙂 que bom que está gostando, fico muito feliz!

      Beijos!!

Deixe uma resposta